terça-feira, 16 de abril de 2019

RIP Maria Alberta Menéres

Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres foi uma professora, jornalista escritora portuguesa e poeta.
Faleceu a 15 de abril de 2019 aos 88 anos de idade.


 
Foi minha professora de Literatura Infantil no  Curso de Educadores de Infância, na Escola João de Deus, nos anos 80 ... uma professora que nunca esqueci e uma grande escritora.

Foi com a lenga-lenga do Sr vento a primeira historia, que iniciei a minha carreira de educadora ...

Lengalenga do VentoMaria Alberta Menéres

Andava o senhor vento
Um dia passeando
Encontrou a formiga:
– Senhor vento, que força!
Lá caí de barriga!
Andava o senhor vento
Pé ante pé na vinha
quando avistou um cão:
– Senhor vento, que força!
Fui de focinho ao chão!
Andava o senhor vento
Bailando no Olival
Quando viu um lagarto:
– Senhor vento, que força!
Já nem por aqui escapo…
Andava o senhor vento
Correndo no jardim
Quando ouviu uma flor:
– Senhor vento, que força!
Tenha pena de mim.
Andava o senhor vento
A rir pelo pinhal
Quando ouviu a galinha:
– Senhor vento, que força!
Uma pinha na pinha!
Andava o senhor vento
a brincar pela rua
Quando viu uma cereja:
– Senhor vento, que força!
Não me empurre, que aleija!
Então o senhor vento
foi para o alto do monte
e encontrou um moinho:
– Senhor vento, que bom!
Eu estava tão sozinho!

Maria Alberta Menéres (Vila Nova de Gaia, 25/8/ 1930)
Professora, tradutora, jornalista, poetisa e escritora infanto-juvenil, mãe da cantora Eugénia Melo e Castro

Sem comentários: