
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

terça-feira, 31 de março de 2009
Quem serão os melhores pais?

Recordo o poema da criança de 3 anos, ' Meu nome é Sara '
O meu nome é ''Sara''
Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados,
Não consigo ver.
Eu devo ser estúpida,
Eu devo ser má,
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?
Eu gostaria de ser melhor,
Gostaria de ser menos feia.
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.
Eu não posso falar,
Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.
Quando eu acordo estou sozinha,
A casa está escura,
Os meus pais não estão em casa.
Quando a minha mãe chega,
Eu tento ser amável,
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.
Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro,
O meu pai chega do bar do Carlos.
Ouço-o dizer palavrões.
Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.
Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.
Tenho tanto medo agora,
Começo a chorar.
Ele encontra-me a chorar,
Ele atira-me com palavras más,
Ele diz que a culpa é minha, que ele sofra no trabalho.
Ele esbofeteia-me e bate-me,
E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.
Ele já a trancou.
Eu enrolo-me toda em bola,
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.
Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,
E o meu dia continua com horríveis
palavras...
'Eu lamento muito!', eu grito
Mas já é tarde de mais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.
O mal e as feridas mais e mais,
'Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faz com que isto acabe por favor!'
E finalmente ele pára, e vai para a porta,
Enquanto eu fico deitada,
Imóvel no chão.
O meu nome é 'Sara'
Tenho 3 anos,
Esta noite o meu pai *matou-me*
sexta-feira, 27 de março de 2009
Para as/os amigas/os Professoras/es !

segunda-feira, 23 de março de 2009
terça-feira, 17 de março de 2009
Dia Mundial Trissomia 21 de Março
Não tenhas receio.
Fala comigo
Mesmo que penses
Não poder ouvir-te.
Sorri para mim
Mesmo que não
Consiga ver-te.
Ensina-me
Mesmo que pareça
não entender-te.
TENTA VALE A PENA
Tenta mais um pouco
Pois chegarás a ACEITAR-ME
.jpg)
.jpg)
domingo, 15 de março de 2009
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTISMODIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
(Decretado pela ONU, Dez. 2007)
2 de Abril de 2009
Programa Provisório:
AUTISMO NA PRIMEIRA PESSOA
10h00 Abertura com entidades convidadas
Representante do INR e outras a confirmar
10h15 Intervenção da Presidente da Federação Portuguesa de Autismo
10h40 Um Circuito de Manutenção para a família
Lúcio Espinheira Gomes – Professor de Educação Física
11h00 Perturbações do Espectro do Autismo
Pilar Levy – Investigadora na área da genética
11h30 Autismo na Primeira Pessoa
Painel com a colaboração de jovens com PEA: André Vilaça, Luis Bernardo, outros a confirmar
12h30 Encerramento – Banda da APPDA-Lisboa
Destinatários:
Pais, profissionais, pessoas com autismo, família, amigos e pessoas interessadas.
Local:
GLAXO-SMITH KLINE
Dr. António Borges, 3 Arquiparque Miraflores, Algés
A ENTRADA É LIVRE mas sujeita a inscrição para:
Telef: 21 3616250
Fax: 21 3616259
mail: federacao@appda-lisboa.org.pt
direccao@appda-lisboa.org.pt
Apoio:

sábado, 14 de março de 2009
quarta-feira, 11 de março de 2009
Fusca - "adormecimento final"
A Fusca, no dia 09 de Março de manhã, na sua caldeira preferida para servir de caixote, a caldeira do limoeiro ao pé de casa, mas já sem a utilizar e com dificuldade em andar.
E esta caldeira tem uma história:
A Fusca nasceu “vadia” em Agosto de 1997 e cedo mostrou o seu interesse em nos adoptar.
Em 26 de Fevereiro de 1998 foi autorizada a ficar em nossa casa, pela primeira vez, teria, portanto, cerca de seis meses.
Foi-lhe “apresentado” um caixote para fazer as suas necessidades mas, cerca das cinco da manhã, fez uma enorme miadeira para sair de casa.
Quando se lhe abriu a porta foi a correr à caldeira do limoeiro, fez o que tinha a fazer, e voltou a correr para casa.
Na noite seguinte resolvemos fazer a última tentativa, misturou-se terra da caldeira do limoeiro no areão do caixote e este foi colocado junto á porta para o jardim.
Nessa noite não houve miadeira e o problema ficou resolvido, tinha passado a prova para poder ficar em casa!
A última fotografia, na sua cama
sábado, 7 de março de 2009
Dois blogs interessantes de Educação Especial
Espaço destinado à divulgação de actividades e documentos, debates e troca de experiências relacionados com o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e de política educativa
quinta-feira, 5 de março de 2009
Será que ainda não aprendemos...?



Uma lição dos animais para QUE NO NOSSO PLANETA A PAZ SE SOBREPONHA A TODAS AS COISAS!











.jpg)

.jpg)


.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)