domingo, 15 de março de 2009

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTISMO

DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
(Decretado pela ONU, Dez. 2007)

2 de Abril de 2009

Programa Provisório:

AUTISMO NA PRIMEIRA PESSOA

10h00 Abertura com entidades convidadas
Representante do INR e outras a confirmar
10h15 Intervenção da Presidente da Federação Portuguesa de Autismo
10h40 Um Circuito de Manutenção para a família
Lúcio Espinheira Gomes – Professor de Educação Física
11h00 Perturbações do Espectro do Autismo
Pilar Levy – Investigadora na área da genética
11h30 Autismo na Primeira Pessoa
Painel com a colaboração de jovens com PEA: André Vilaça, Luis Bernardo, outros a confirmar
12h30 Encerramento – Banda da APPDA-Lisboa


Destinatários:
Pais, profissionais, pessoas com autismo, família, amigos e pessoas interessadas.

Local:
GLAXO-SMITH KLINE
Dr. António Borges, 3 Arquiparque Miraflores, Algés

A ENTRADA É LIVRE mas sujeita a inscrição para:
Telef: 21 3616250
Fax: 21 3616259
mail: federacao@appda-lisboa.org.pt
direccao@appda-lisboa.org.pt

Apoio:





sábado, 14 de março de 2009

Respect !!

Uma boa mensagem nos dias que correm, sendo também uma lição de vida.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Fusca - "adormecimento final"

As duas últimas fotografias da Farrusca a 09 de Março de 2009, dia do seu falecimento, e uma pequena história:

A Fusca, no dia 09 de Março de manhã, na sua caldeira preferida para servir de caixote, a caldeira do limoeiro ao pé de casa, mas já sem a utilizar e com dificuldade em andar.



E esta caldeira tem uma história:

A Fusca nasceu “vadia” em Agosto de 1997 e cedo mostrou o seu interesse em nos adoptar.

Em 26 de Fevereiro de 1998 foi autorizada a ficar em nossa casa, pela primeira vez, teria, portanto, cerca de seis meses.

Foi-lhe “apresentado” um caixote para fazer as suas necessidades mas, cerca das cinco da manhã, fez uma enorme miadeira para sair de casa.
Quando se lhe abriu a porta foi a correr à caldeira do limoeiro, fez o que tinha a fazer, e voltou a correr para casa.

Na noite seguinte resolvemos fazer a última tentativa, misturou-se terra da caldeira do limoeiro no areão do caixote e este foi colocado junto á porta para o jardim.

Nessa noite não houve miadeira e o problema ficou resolvido, tinha passado a prova para poder ficar em casa!
A última fotografia, na sua cama


Farrusca (Fusca) 1997 -2009

sábado, 7 de março de 2009

Dois blogs interessantes de Educação Especial

Blog de Susel Gaspar,Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, desde 1988, e de Educação Especial, desde 2005
INCLUSO
Espaço destinado à divulgação de actividades e documentos, debates e troca de experiências relacionados com o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e de política educativa

quinta-feira, 5 de março de 2009

Será que ainda não aprendemos...?

SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, DE COR, DE RELIGIÃO E NACIONALIDADE



Uma lição dos animais para QUE NO NOSSO PLANETA A PAZ SE SOBREPONHA A TODAS AS COISAS!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Fusca no fim de semana e no Carnaval.

A Fusca está muito magra e já com pouca força, nas continua a dar os seus passeios matinais e a preservar as suas rotinas …

Fotos tiradas durante o fim de semana e nas mini férias de Carnaval

- De manhã veio ter à minha cama … !


- A beber água de uma floreira, o seu único sustento ultimamente!

- A aquecer-se ao Sol na cadeira.


- Levantando-se para uma pose para a fotografia ! ...


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A vida num só dia ... Diário de uma paraplégica

Recebi este blog através de um email de uma amiga com este pedido:

"Gostaria que lessem o meu blog e o divulgassem junto de pessoas com deficiências e não só, pois só todos juntos podemos fazer um mundo melhor. Contribuam!"

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mais uma reportagem do dia da Fusca ...

Aqui vai a reportagem do dia.
Estamos espantados como ela ainda resiste, todas as noites parece que é o fim.

Continua a não comer, só bebe e com dificuldade consigo dar-lhe com a bisnaga o suplemento alimentar.

Tem estado Sol e de manhã quer ir para o jardim.

Hoje andou por alguns lugares que sempre gostou:
- A beber água na taça dos pássaros;

- Com um malmequer no canteiro onde gosta de se rebolar;

- Na cama da neta Mariana com a boneca;

- E no vaso do terraço.

O repórter: "O meu Pai"

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Notícias da Farrusca...

A Fusca hoje lá foi ao seu passeio pelo jardim, ao fim do dia .

Mas, já não tem força para subir às àrvores.
Continua a reagir e a ter muita força !!! Ah, que grande gata!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A minha Gata está doente!

A minha Gata está doente! Estava a emagrecer, não comia e as suas maminhas estavam encaroçadas .. foi–lhe diagnosticado um tumor no útero! A médica diz que já não há nada a fazer, é deixá-la ser feliz…!
Veio passar uns dias com os meus pais à minha casa em Lisboa. No fim de semana regressa a casa deles.
Apesar de tudo ela parece feliz … ainda ontem pediu para brincar com o seu cordel!

A sua fraqueza preocupa-nos …e não sei se vou voltar a vê-la no próximo fim de semana.

Estas são as suas fotografias actuais, nos seu recantos preferidos!