Blogs Portugal

sábado, 17 de fevereiro de 2018

A pata dominante do seu gato indica o seu sexo

A minha Betty 

Depois de ler este artigo, repare qual a patinha usada pelo seu gato para arranhar a porta quando quer entrar ou para derrubar um objeto que esteja em cima de qualquer superfície. 
Se for fêmea, a pata mais usada será a direita, se for macho, será a esquerda a pata dominante. Esta foi a conclusão de um estudo publicado pelo Animal Behaviour.

Esta dominância por um lado do corpo é chamada de Lateralidade e observa-se não só em felinos como noutras espécies como roedores ou baleias. Mas foquemo-nos nos gatos: os investigadores analisaram 44 gatos (24 machos e 20 fêmeas) com atenção para a pata que era utilizada como dominante.

A pata usada na frente para descer as escadas ou subir para cima de algo e o lado sobre o qual os gatos se deitam foram alguns dos aspetos espontâneos observados. Para uma observação mais direta, foi dado aos gatos da amostra uma estrutura com três buracos e comida lá dentro. Para comer, o gato teria de ir lá com a pata e também aí se verificou uma dominância por um dos lado, conforme o sexo do animal – lado direito para as gatas e lado esquerdo para os gatos: tal apenas não foi verificado no lado escolhido para dormir.


 
Reparem na patinha da Betty para manipular  o brinquedo e também puxar o meu pé (é a pata direita)


Já com o meu gato Hécules a pata mais dominante é a esquerda


 Parece que o estudo bate certo!


Sem comentários: